O trânsito urbano é um grande caos no Brasil. Médias e grandes cidades apresentam um índice alto de lentidão na circulação de veículos. O que causa a impaciência dos motoristas, congestionamento excessivo nas vias e pode até provocar acidentes graves. Para solucionar esse problema, órgãos municipais e estaduais responsáveis pelo trânsito têm buscado maneiras de diminuir o tráfego.
O QUE CAUSA A LENTIDÃO NO TRÂNSITO?
Quando o motorista está em uma fila extensa de veículos em uma via totalmente parada, este se pergunta qual deve ser o motivador da lentidão. Há casos em que a espera no trânsito tenha superado dezoito horas.
Não existem explicações concretas sobre um fenômeno principal que causa o problema. Na verdade, é uma combinação de fatores que ocasionam no congestionamento.
Nas grandes cidades o fato principal é o número de veículos, que em determinados horários ocupam as ruas e rodovias. Esses períodos são chamados de horário de pico, no início da manhã e fim da tarde, quando as pessoas costumam ir e voltar do trabalho/escola/faculdade.
Outros pontos que podem gerar lentidão no trânsito:
- Avenidas e ruas mal estruturadas, com buracos,
sem faixa de pedestres, com apenas uma faixa de veículos, e etc.; - Acidentes de trânsito;
- Blitz policial para segurança dos motoristas;
- Sinalização mal colocada.
SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO LENTO
Os órgãos públicos responsáveis pela organização da mobilidade urbana vêm planejando formas para solucionar o congestionamento de veículos. Para conseguir verba um bom exemplo é o IPVA 2024 Rio de Janeiro. E de todos os outros estados, que dedicam parte do valor para o investimento em trânsito.
O dinheiro, na maioria das vezes, é utilizado para:
- Construção de vias expressas;
- Investimento em sinalização;
- Fiscalização;
- Melhorias nas rodovias.
Além disso, outra solução tem a ver com a legislação. Criando rodízio de veículos, horários determinados para circulação de tipos de automóveis, e etc.
CIDADES COM TRÂNSITO MAIS LENTO NO BRASIL
A empresa de mobilidade urbana, 99 táxis, realiza uma pesquisa que calcula qual o tempo gasto por viagem nas cidades do Brasil. Segundo o Índice 99 Tempo de Viagem, divulgado em 2018, o ranking de capitais mais lentas são:
- Recife;
- Porto Alegre;
- Salvador;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Manaus;
- Fortaleza;
- Belo Horizonte;
- Curitiba;
- Brasília.
Quanto ao investimento para a melhoria de trânsito na sua cidade ou estado, verifique a fonte responsável por esse segmento.